Jovens Mormons Rotating Header Image

Ser Autodidata

Deus nos deu nossas mentes e nos fez capazes de aprender mesmo sem um professor. Uma pessoa que aprende por si mesmo é chamada autodidata. Sua escola não tem uma matéria sobre viagem no tempo? Não tem problema. Você pode aprender sozinho. Você é fascinado pela Idade Média, mas este ano esta estudando historia do Brasil? Planeje sua própria classe e aprenda sozinho. Autodidatas podem aprender qualquer coisa durante toda a sua vida, porque aprenderam como obter informação.

Vamos dizer que você acabou de ler um romance que se situava em um castelo da Idade Média. Você acha que este período da historia è fascinante, mas na escola você no ultimo ano você teve que estudar historia estrangeira. Talvez o seu currículo escolar não de tanta importância a Idade Média como você gostaria.

O primeiro passo é descobrir como entrar em contato com livros e outros matérias que podem ajuda-lo. A biblioteca publica é sempre um ótimo lugar para se começar, porque eles têm muitos livros sobre todos os assuntos e são gratuitos. Eles também possuem filmes e outros tipos de materiais sobre o assunto.

Não ignore a área infantil da biblioteca. Um livro infantil é uma ótima maneira de obter uma introdução simples a um assunto e aprender aquilo que é mais significativo. Geralmente as crianças não dao muita atenção para as partes chatas da historia, então os autores colocam em seus livros aquilo que é mais interessante.

Adicione um pouco de ficção ao seu material de leitura. Esse material pode ser divertido e é um complemento interessante e divertido de aprendizado e estudo complementar.

Procure na internet. Qualquer um pode colocar material na internet, por isso ele não é muito confiável. Veja se as pessoas que publicaram o material possuem algum tipo de credencial. Se não tiverem, compare o que eles escreveram com o relato de pessoas que estudaram o assunto. Se parecerem serem corretas, continue a usa-las.

Não conhece ninguém que conheça o assunto? O seu professor de historia pode ser uma boa fonte. Ele pode se sentir emocionado ao descobrir que você esta interessado, especialmente se souber que de algum modo te influenciou. Peça conselhos onde obter mais conhecimento sobre o assunto. Se você conhece alguém na igreja ou na comunidade que conheça o assunto, fale com ela. Muitas pessoas gostam de falar sobre suas áreas de interesse.

O que sua cidade oferece? Ela possui um museu de historia? Alguma exposição especial? Você não precisa esperar que a sua escola planeje uma excursão. Reúna alguns amigos para ir com você ou convide seus pais para lhe acompanhar. Não se esqueça de visitar livrarias para encontrar mais livros para estudar.

Uma vez que você tenha listado seus recursos, comece a ler, assistir e visitar. O melhor de ser um autodidata é que não existem testes ou exames. você só precisa memorizar aquilo que desejar memorizar, e você pode estudar somente aquelas partes que mais lhe interessam.

Você pode criar e organizar planos de estudo, ou somente mergulhar em tudo que encontrar. Aprenda o máximo que puder e então passe para o próximo assunto.

Seu estudo pode se tornar mais interessante de você planejar algum tipo de projeto relacionado a uma “matéria”. Você poderá desejar construir um castelo, ou escrever um livro para crianças sobre dragões, ou desenhar o vestido de uma princesa. Crie um website para compartilhar o que você aprendeu com os outros. Se ofereça para dar uma palestra na sua escola. Reúna uma lista de recursos e faca uma sugestão a sua biblioteca. Ou reúna voluntários para ajudar no museu de sua cidade.

Citação Mórmon sobre Educação:

Se uma educação formal não é disponível, não permita que isso vos impeça de adquirir todo o conhecimento possível. Sob tais circunstâncias, os melhores livros, em certo sentido, pode tornar-se sua “universidade”, uma sala de aula que está sempre aberta e admite todos os interessados​​. Esforce-se para aumentar seu conhecimento sobre tudo que é “virtuoso, amável, de boa fama ou louvável.” Buscai o conhecimento “pelo estudo e também pela fé.” Procure-o com um espírito humilde e coração contrito. Ao aplicar uma dimensão espiritual de fé no o seu estudo, mesmo das coisas temporais, você pode aumentar sua capacidade intelectual, pois “se vossos olhos estiverem fitos na glória [de Deus], todo o seu corpo se encherá de luz,… e poderá [compreender] todas as coisas”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>