Jovens Mormons Rotating Header Image

O Que o Consumo de Álcool Faz Com o Cérebro dos Adolescentes

Quando eu era jovem, meus pais me disseram que eu não poderia mais ver um ente querido. Se ele viesse me visitar em casa, eu deveria sair imediatamente. Eu estava confusa. Este parente sempre havia sido bondoso, gentil e amável. Eles me disseram que seu irmão havia morrido recentemente e que por isso, ele havia começado a beber mais do que o normal para se sentir melhor. Ao invés disso, ele se tornou um alcoólatra e começou a se sentir pior e não melhor. O álcool o estava transformando em uma outra pessoa e ele não era mais o mesmo. Me disseram também que haviam muitos alcoólatras em sua família e o alcoolismo pode ser hereditário. Ninguém escolhe se tornar um alcoólatra, e é muito difícil parar de beber uma vez que se vicia. Nos anos seguintes ele se tornou extremamente violento e tentou matar alguém. A partir daquele momento eu decidi nunca começar a beber. Poderia existir a possibilidade de eu me tornar uma alcoólatra. Sabendo o que eu sei agora, eu me sinto aliviada em ter tomado aquela decisão tão cedo em minha vida.

Os estudos demonstram que os jovens que bebem possuem mais chances de se tornarem alcoólatras quando se tornarem adultos. Se começar a beber aos treze anos, você tem 45 por cento de chance de se tornar um alcoólatra. Isto significa que metade dos jovens com treze anos que bebem poderão desenvolver o vicio no álcool. Todo mundo gosta de acreditar que coisas ruins só acontecem com os outros, mas a verdade é que coisas ruins acontecem com todo mundo. Ninguém é tão especial que esta imune ao alcoolismo, mesmo que ninguém em sua família tenha desenvolvido a doença.

Mesmo que você não se torne um alcoólatra, outras coisas acontecerão em seu cérebro se você começar a beber antes dos 21 anos de idade:

Você terá mais problemas sociais. Mesmo que você acredite que a bebida te ajude a ter amigos, a verdade é que você desenvolvera relacionamentos mais problemáticos, incluindo relações de amizade e casamento mais instáveis. As partes do seu cérebro que ajuda você a desenvolver as habilidades sociais serão danificadas e você não conseguira raciocinar adequadamente para fazer boas escolhas.

Seu hipocampo pode se tornar dez por cento menor do que dos jovens que não bebem. O hipocampo é a parte do seu cérebro que te ajuda a aprender e lembrar. Isto significa que você terá menos capacidade educacional, e poderá se esquecer de coisas importantes, mesmo aquelas mais preciosas.

A parte do seu cérebro que te ajuda a fazer escolhas estará danificada, além do álcool impedir que você raciocine corretamente. Se você se embebedar, poderá descobrir no dia seguinte que fez coisas embaraçantes que podem arruinar sua vida inteira. Não deixe o álcool fazer escolhas em seu lugar.

Os jovens que bebem vão mal na escola, se metem em mais confusão e são menos capazes de atingir suas metas. Vale a pena correr o risco?

Você não será um adolescente para sempre, mas sua vida inteira será afetada pelas escolhas que você fizer agora, incluindo aquelas a respeito do álcool. Se você já esta bebendo, por favor pare. Quanto antes abandonar este vicio, menores serão as consequências ao seu cérebro e a sua vida.

Um novo estudo mostra que os jovens do estado de Utah são menos propensos a beber do que os jovens de qualquer outro estado americano. Isto não significa que você deve se mudar para Utah para não começar ou parar de beber. O fato é que a maioria dos jovens que não bebem, se concentram nos estados mais religiosos. Frequentar uma igreja que segue um código de saúde pode te ajudar a parar de beber, por causa dos amigos e apoio que você recebera ali. Se você não deseja frequentar uma igreja, encontre amigos que não bebam. Existem mais desses do que você imagina. É muito difícil se afastar do vicio se os seus amigos estão sempre bebendo.

Quando eu frequentava o segundo grau, meus amigos começaram a beber. Eu não sabia como abandonar o grupo e também não deseja sofrer pressão da parte deles porque não bebia, por isso procurei alguém para pedir ajuda. Eu acabei decidindo mudar de escola e isto me ajudou muito. Se você não sabe como se livrar dessas mas companhias, não fique com medo de pedir ajuda. Seus pais, professores, conselheiros escolares estarão felizes em poder te ajudar.

Recursos Adicionais

Saiba mais como a Igreja SUD pode te ajudar a largar um vicio clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>